07/06/2024 – Festa Anual do Sagrado Coração de Jesus, no oitavo dia após a festa da Corpus Christi – VAMOS HONRAR E REPARAR O SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS!!

Postado dia 05/06/2024

A TERCEIRA GRANDE APARIÇÃO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS A SANTA AMRGARIDA MARIA ALACOQUE

A terceira grande aparição, ocorreu em 1675, na oitava da festa do corpo de DEUS. Na capela, Margarida Maria estava adorando o Santíssimo Sacramento, quando recebeu graças muito grandes de Deus e sentiu-se impelida a corresponder-lhe de algum modo e de “pagar-lhe amor com amor[10]”.De súbito, recebe de Deus “graças excessivas de amor”. Jesus descobrindo seu divino coração diz-lhe:

“Eis o coração que tanto tem amado os homens, que a nada se poupou até se esgotar e consumir para testemunhar-lhes o seu amor; e em reconhecimento não recebo da maior parte deles, senão ingratidões por meio das irreverências e sacrilégios, tibiezas e desdéns que usam para comigo neste Sacramento de amor. E o que mais me custa, é tratar-se de corações a mim consagrados os que assim me tratam. Por isso, que seja constituída uma festa especial para honrar meu Coração na primeira sexta-feira depois da oitava do corpo de DEUS. Comungue-se, nesse dia, e seja feita a devida reparação por meio de um ato de desagravo, para reparar as indignidades que recebeu durante o tempo que fica exposto sobre os altares. Eu te prometo que o meu Coração se dilatará, para derramar com abundância os benefícios de seu divino amor sobre os que lhe tributarem essa honra e procurarem que outros a tributem”[11].

Eis a origem da Festa anual do Sagrado Coração de Jesus!

Assim, foi instituída a Festa do Sagrado Coração de Jesus, no oitavo dia após a festa da Corpus Christi, ou seja, na sexta-feira seguinte à Festa de Corpus Christi, sendo um dia importantíssimo, pois foi a pedido do próprio Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque.
Neste sentido, a Festa do Sagrado Coração de Jesus encerra um período de Grandes Festas na Igreja , que começa com a Páscoa, depois de 40 dias temos a Ascenção de Jesus, depois de uma semana temos Pentecostes, em seguida temos Corpus Christi, e, na sexta-feira da semana seguinte temos a Festa do Sagrado Coração de Jesus, e, no sábado após esta sexta-feira temos a Festa do Imaculado Coração de Maria[12].
Esta Festa foi pedida pelo próprio Sagrado Coração de Jesus numa época em que estava muito grande a heresia do jansenismo, a qual passava a imagem de Deus como apenas punitivo, que queria apenas o castigo, o inferno e a condenação dos fiéis, o que levava a uma tristeza muito grande e o afastamento dos fiéis.
Então , o Sagrado Coração de Jesus, por meio de Santa Margarida Maria Alacoque, falou-nos do Amor que transborda de seu Coração, o“amor que Ele não pode conter em si mesmo”, o Sagrado Coração de Jesus é a expressão viva do Amor de Deus, que é misericordioso.
Se o Sagrado Coração de Jesus deseja que seu Coração seja “ amado, honrado e glorificado”, é, em primeiro lugar em agradecimento pelos seus benefícios, haja vista que ele esgotou até a última gota de sangue, ao ter seu coração aberto pela lança, para nos fazer sair do nosso estado de pecado, comunicando-nos plenamente a salvação e a vida por Amor[13].
Assim, na Sagrada Escritura, o Sagrado Coração é mostrado como símbolo do amor de Deus. No Calvário, o soldado abriu o lado de Cristo com a lança (Jo 19,34); diz a Liturgia que, “aberto o seu Coração divino, foi derramado sobre nós torrentes de graças e de misericórdia[14]”.
Desta forma, como ensina Raniero Cantalamessa, em seu livro ‘ O Verbo se fez carne’: “O Coração de Jesus é o que há de mais profundo em sua humanidade assumida, o “ ponto’ onde toda sua humanidade se concentra e se encontra com a divindade, realizando assim o grande mistério de Deus feito homem; ele é a ”sala nupcial” onde foram celebradas as núpcias do “ filho do Rei”, com a carne nascida da Virgem Maria, e, por meio dela, com a Igreja inteira(cf. Mt 22,2; Ef 5,32)[15]”.
Por fim, Santa Margarida Maria não podendo conter o fogo que o Sagrado Coração de Jesus havia lhe colocado no peito, busca incessantemente expandir o culto ao seu divino Coração.
Assim,a primeira Festa do Sagrado Coração de Jesus foi descrita pelo Pe. André Beltrami: “ Transformaram em pequeno oratório uma salinha,forrando-lhe as paredes de flores, de estrelas e de corações inflamados. Levantaram um altar, ornaram-no de rosas e lírios e no meio colocaram a imagem do Coração de Jesus, devoção já introduzida no noviciado pela sua mestra.[16]”
Ao ver esta homenagem que as noviças prepararam ao Sagrado Coração de Jesus,lhe era impossível conter a alegria, e assim a então Mestra Santa Margarida Maria, falou às noviças sobre o Sagrado Coração de Jesus com os ardores de um serafim e e, seguida …” prostrou-se diante do altar e consagrou-se publicamente ao Sagrado Coração.[17]”