Aos patriarcas, primatas, Arcebispos e Bispos do
mundo católico em graça e comunhão com a Sé Apostólica.
Veneráveis Irmãos, Saúde e Bênção Apostólica.
Mas há pouco tempo, como você bem sabe, nós, por cartas apostólicas, e seguindo o costume e ordenanças de nossos predecessores, comandou a celebração, nesta cidade, em data não distante, de um Ano Santo. E agora a-dia, na esperança e com o objeto que esta celebração religiosa será realizada mais devotamente, Nós traçamos e recomendou um design marcante a partir do qual, se todos devem segui-lo para fora com farto boa vontade, nós não sem razão esperar extraordinário e os benefícios duradouros para a cristandade, em primeiro lugar e também para toda a raça humana.
- Já mais de uma vez Temos nos empenhado, a exemplo de nossos predecessores Inocêncio XII, Bento XIII, Clemente XIII, Pio VI e Pio IX., Devotamente promover e trazer para a luz mais plena que mais excelente forma de devoção que tem por objeto a veneração do Sagrado Coração de Jesus; Foi isso que fizemos especialmente pelo Decreto dada em 28 de Junho de 1889, pelo qual Levantamos a festa com esse nome para a dignidade da primeira classe. Mas agora nós temos em mente uma forma mais sinal de devoção, que deve ser de forma a perfeição coroamento de todas as honras que as pessoas se acostumaram a pagar ao Sagrado Coração, e que nós com confiança confiar será mais agradável a Jesus Cristo, nosso Redentor. Esta não é a primeira vez, no entanto, que a concepção do que Falamos tem sido sugerida.Vinte e cinco anos atrás, sobre a abordagem das solenidades do segundo centenário da recepção do Santíssimo Margarida Maria de Alacoque da ordem divina para propagar o culto do Sagrado Coração, muitas cartas de todas as partes, e não apenas de pessoas físicas, mas de Bispos Foram também enviados a Pio IX. implorando que ele consentisse a consagrar toda a raça humana ao Sagrado Coração de Jesus. Pensava-se melhor na hora de adiar o assunto, a fim de que uma decisão bem ponderada pode ser alcançado. Enquanto isso, a permissão foi concedida para cidades individuais que desejadas, assim, para consagrar-se, e uma forma de consagração foi redigida. Agora, por certas razões novos e adicionais, Consideramos que o plano está maduro para a realização.
- Este testemunho e solene mundial de fidelidade e piedade é especialmente apropriado para Jesus Cristo, que é a Cabeça e Supremo Senhor da corrida. Seu império se estende não só sobre as nações católicas e aqueles que, tendo sido devidamente lavados nas águas do santo batismo, pertencem de direito à Igreja, apesar de opiniões errôneas mantê-los extraviados, ou dissidência de seu ensino corta-los a partir de seus cuidados; ele também compreende todos aqueles que estão privados da fé cristã, de modo que toda a raça humana é mais verdadeiramente sob o poder de Jesus Cristo. Para Ele, que é o Filho Unigênito de Deus, o Pai, tendo a mesma substância com Ele e, sendo o resplendor da sua glória e da figura de Sua substância (Hebreus i., 3), necessariamente, tem tudo em comum com o Pai, e poder, portanto, soberano sobre todas as coisas. É por isso que o Filho de Deus, portanto, fala de Si mesmo por meio do Profeta:… “Mas eu estou nomeado rei por ele ao longo do Sion, seu santo monte O Senhor me disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei. Pede-me e eu te darei as nações por herança e os confins da terra por possessão “(Salmos, ii.). Por estas palavras Ele declara que Ele tem o poder de Deus sobre toda a Igreja, que é representado por Monte Sião, e também sobre o resto do mundo aos seus confins. Em que base este poder soberano repousa é suficientemente claro pelas palavras: “Tu és meu filho.” Pois pelo próprio fato de que Ele é o Filho do Rei de tudo, Ele também é o herdeiro de todo o poder de Seu Pai: daí as palavras: “Eu te darei as nações por herança”, que são semelhantes aos utilizados por O Apóstolo Paulo, “quem ele banho constituiu herdeiro de todas as coisas” (Hebreus i., 2).
- Mas nós deveria agora considerar mais especial para as declarações feitas por Jesus Cristo, e não através dos apóstolos ou os profetas, mas por suas próprias palavras. Para o governador romano que lhe perguntou: “Tu és rei?” Ele respondeu sem hesitar: “Tu dizes que eu sou rei” (John xviii. 37). E a grandeza deste poder e da imensidão do Seu reino é ainda mais claramente declarada nestas palavras aos Apóstolos: “Todo o poder me é dado no céu e na terra” (Mateus XXVIII, 18.). Se, em seguida, todo o poder foi dado a Cristo resulta da necessidade que seu império deve ser supremo, absoluto e independente da vontade de qualquer outro, de modo que ninguém seja igual ou semelhante a ele; e, uma vez que foi dada no céu e na terra que deveria ter o céu ea terra obediente a ela. E, na verdade, ele tem atuado nesta direito extraordinária e peculiar quando ordenou Seus Apóstolos a pregar Sua doutrina sobre a terra, para reunir todos os homens juntos em um só corpo da Igreja através do batismo da salvação, e para vinculá-las por leis, que ninguém poderia rejeitar, sem arriscar a sua salvação eterna.
- Mas isso não é tudo. Cristo reina, nem só por direito natural como o Filho de Deus, mas também por um direito que adquiriu. Para Foi ele que nos tirou “do poder das trevas” (Colossenses i., 13), e “deu a si mesmo para a redenção de todos” (I Timóteo ii., 6). Portanto, não só os católicos, e aqueles que têm devidamente recebido o batismo cristão, mas também a todos os homens, individual e colectivamente, tornaram-se a ele “o povo adquirido” (I Pedro II., 9). Palavras de Santo Agostinho são, portanto, para o ponto em que ele diz:?. “Você pergunta qual o preço que Ele pagou ver o que ele deu e você vai entender o quanto ele pagou o preço foi o sangue de Cristo que poderia custar tanto, mas o todo. mundo, e todo o seu povo? A grande preço que pagou foi pago por todos “(T. 120 em St. John).
- Como se trata sobre isso infiéis si mesmos estão sujeitos ao poder e domínio de Jesus Cristo é claramente demonstrado pela St. Thomas, que nos dá a razão e sua explicação. Para ter colocado a questão de saber se o seu poder judicial se estende a todos os homens, e de ter afirmado que a autoridade judicial decorre naturalmente da autoridade real, conclui decisivamente da seguinte forma: “Todas as coisas estão sujeitas a Cristo, tanto quanto Seu poder está em causa, embora sejam nem todos sujeitos a Ele, no exercício desse poder “(3a., p., q. 59, a. 4). Este poder soberano de Cristo sobre os homens é exercido pela verdade, justiça, e acima de tudo, pela caridade.
- Para esta terra dupla de Seu poder e dominação Ele graciosamente nos permite, se pensarmos em forma, para adicionar consagração voluntária. Jesus Cristo, nosso Deus e nosso Redentor, é rica em posse mais completa e perfeita de todas as coisas: nós, por outro lado, são tão pobres e necessitados que não temos nada de nossa própria para oferecer-lhe como um presente. Mas, ainda assim, em Sua infinita bondade e amor, ele de forma alguma objetos a nossa doação e consagrar a Ele o que já é seu, como se fosse realmente nossa própria; nay, longe de se recusar tal oferta, Ele deseja positivamente ele e pede para ele: “Meu filho, dá-me o teu coração.” Estamos, portanto, capaz de ser agradável a Ele pela boa vontade e o carinho de nossa alma. Para, consagrando-nos a Ele nós não apenas declaramos o nosso reconhecimento e aceitação de Sua autoridade aberto e livre sobre nós, mas nós também testemunhar que, se o que nós oferecemos como um presente realmente nosso, nós ainda oferecê-lo com todo o nosso coração. Também peço a Ele que Ele se digne recebê-la de nós, embora claramente a Sua própria. Tal é a eficácia do ato de que falamos, tal é o significado subjacente Nossas palavras.
- E uma vez que existe no Sagrado Coração um símbolo e uma imagem sensível do infinito amor de Jesus Cristo, que nos leva a amar uns aos outros, por isso é boa e adequada que devemos nos consagramos ao Seu Santíssimo Coração-um ato que nada mais é do que uma oferta e uma ligação de si mesmo a Jesus Cristo, visto que tudo o que a honra, veneração e amor é dado a este divino Coração é real e verdadeiramente dada ao próprio Cristo.
- Por estas razões Instamos e exortam todos que conhecem e amam este divino Coração de boa vontade para realizar este ato de piedade; e é nosso sincero desejo que todos devem fazê-lo no mesmo dia, para que assim as aspirações de tantos milhares que estão realizando este ato de consagração pode ser levado para o templo do céu no mesmo dia. Mas deve Nós permitimos a escorregar de nossa lembrança desses inúmeros outros sobre os quais a luz da verdade cristã ainda não brilhou? Nós mantemos o lugar daquele que veio salvar o que estava perdido, e que derramou Seu sangue para a salvação de toda a raça humana. E assim Nós desejamos muito para trazer para a verdadeira vida aqueles que se sentam na sombra da morte. Como já enviou mensageiros de Cristo sobre a terra, para instruí-los, isso agora, na piedade para sua sorte com toda a alma que elogiá-los, e, tanto quanto em nós reside Consagramos-los ao Sagrado Coração de Jesus. Desta forma, este ato de devoção, que Recomendamos, será uma bênção para todos. Para tê-la executado, aqueles em cujos corações são o conhecimento e amor de Jesus Cristo vai sentir que a fé eo amor aumentou.Aqueles que conhecer a Cristo, ainda negligenciar sua lei e seus preceitos, ainda pode ganhar com o Seu Sagrado Coração a chama da caridade. E, por último, para aqueles que ainda mais infeliz, que estão lutando na escuridão da superstição, vamos todos com uma só mente implorar a ajuda do céu que Jesus Cristo, cujo poder estão sujeitos, também pode um dia tornar-los submissos ao seu exercício ; e que , não só na vida futura, quando Ele vai cumprir a Sua vontade a todos os homens, por poupar algum e punir outros, (St. Thomas, ibid), mas também nesta vida mortal, dando-lhes fé e santidade. Que eles por estas virtudes se esforçar para honrar a Deus como deveriam, e para ganhar a felicidade eterna no céu.
- Tal ato de consagração, uma vez que pode estabelecer ou desenhar mais apertados os laços que ligam naturalmente assuntos públicos com Deus, dá aos Estados a esperança de coisas melhores. Nestes últimos tempos, em especial, a política tem sido seguido o que resultou em uma espécie de parede sendo levantada entre a Igreja ea sociedade civil. Na constituição e administração dos Estados a autoridade da lei sagrado e divino está absolutamente posta, com vista à exclusão da religião de ter qualquer parte constante na vida pública. Esta política quase tende a remoção da fé cristã do nosso meio, e, se isso fosse possível, do banimento do próprio Deus da terra. Quando as mentes dos homens são elevados a uma altura de orgulho insolente, o que é de admirar é que a maior parte da raça humana deveria ter caído em tal inquietação de espírito e de ser golpeada por ondas tão ásperas que ninguém é sofrido de estar livre da ansiedade e perigo? Quando a religião é uma vez descartado segue-se da necessidade de que os fundamentos mais seguros de bem-estar público deve dar lugar, enquanto Deus, provocado Seus inimigos o castigo que eles tanto merecem, deixou-a presa de seus próprios maus desejos, para que eles se entregam a suas paixões e, finalmente, se desgastam por excesso de liberdade.
- Daí que a abundância dos males que têm agora por um longo tempo se estabeleceram sobre o mundo, e que pressingly Chamem-nos a procurar por ajuda Dele por cuja força só eles podem ser expulsos. Quem Ele pode ser, mas Jesus Cristo, o Filho Unigênito de Deus? “Pois não há outro nome debaixo do céu dado aos homens pelo qual devamos ser salvos” (Atos iv., 12). Devemos recorrer a Ele, que é o Caminho, a Verdade ea Vida. Nós andávamos desgarrados e temos de voltar para o caminho certo: escuridão tem ofuscado as nossas mentes, e as trevas deve ser dissipada pela luz da verdade: a morte foi apreendido em cima de nós, e nós devemos lançar mão da vida. Ele vai longamente ser possível que nossos muitos ferimentos ser curado e toda a primavera justiça diante de novo com a esperança de autoridade restaurada; que os esplendores da paz ser renovada, e espadas e armas soltar da mão quando todos os homens devem reconhecer o império de Cristo e de bom grado obedecer a Sua palavra, e “toda língua confessará que o nosso Senhor Jesus Cristo está na glória de Deus Pai “(Filipenses II, II).
- Quando a Igreja, nos dias imediatamente a seguir a sua instituição, wasoppressed sob o jugo do Caesars, um jovem Imperador viu nos céus de todo, que se tornou ao mesmo tempo o presságio felizes e causa da gloriosa victorythat logo em seguida. E agora, a-dia, eis que mais abençoadas e celestiais tokenis oferecidos aos nossos olhos-Sacratíssimo Coração de Jesus, com um fromit subindo cruz e brilhando com esplendor deslumbrante em meio a chamas de amor. Em thatSacred Coração todas as nossas esperanças deve ser colocado, e a partir dele a salvação dos homens ISTO ser confiante suplicou.
- Por último, há um motivo que não estamos dispostos a passar em silêncio, pessoais para nós, é verdade, mas ainda bom e pesado, o que nos leva a realizar esta celebração. Deus, o autor de todo o bem, não há muito tempo preservada Nossa vida curando-nos de uma doença perigosa. Queremos agora, por este aumento da honra prestada ao Sagrado Coração, que a memória deste grande misericórdia deve ser trazido de forma destacada para a frente, e nossa gratidão ser reconhecido publicamente.
- Por estas razões, nós ordenamos que no nono, décimo e décimo primeiro thecoming mês de junho, na igreja principal de cada cidade e aldeia, algumas orações Besaid, e em cada um desses dias lá ser adicionado a outras orações do Litanyof Sagrado Coração aprovado pela nossa autoridade. No último dia do formulário ofconsecration será recitado que, veneráveis irmãos, que lhe foi enviada withthese letras.
- Como penhor de benefícios divinos, e em sinal de nossa benevolência paterna, toyou, e ao clero e pessoas comprometidas com o cuidado Nós amorosamente concedem inthe Senhor a Bênção Apostólica.
Dado em Roma, junto de São Pedro no dia 25 de maio de 1899, o vigésimo segundo ano do Nosso Pontificado.
LEÃO XIII