As Consagrações: a essência da devoção ao Coração Doloroso e Imaculado de Maria

Postado dia 11/04/2016

 

 

CONSAGRAÇÃO DAS NAÇÕES, DAS DIOCESES, DAS PARÓQUIAS, DAS FAMÍLIAS, DOS FIÉIS, DOS DOENTES, DAS ESCOLAS, DAS CRIANÇAS, DOS RECÉM-NASCIDOS (pelas mães, pelas madrinhas) DOS JOVENS, DOS SACERDOTES, DAS ALMAS CONSAGRADAS, DOS RELIGIOSOS E A CONSAGRAÇÃO UNIVERSAL.

 imaculado-coracao

Em 1910 – JESUS a Berta Petit: É preciso que o mundo seja consagrado ao Coração Doloroso e Imaculado de minha Mãe, como ele o foi ao Meu. Não temais nada. Qualquer sofrimento ou obstáculo que encontrardes, pensai apenas em cumprir a minha vontade.”

Em 1914 – JESUS a Berta Petit: “Esta devoção ao Coração Doloroso e Imaculado de minha Mãe, reacenderá a fé e a esperança nos corações abatidos e nas famílias destruídas. Ela será uma nova força para minha Igreja, que levará às almas, não somente à confiança em meu amor, mas ainda ao abandono ao Coração Doloroso de minha Mãe.”

24/3/1912 – Nossa Senhora a Berta Petit: “Eu sou chamada Imaculada Conceição. Para ti, eu me chamo a Mãe do Coração Doloroso. Este título, querido por meu Filhi, me é caro entre todos, e é por meio dele que será concedido, e derramado por toda parte, graças de misericórdia, de reedificação e de salvação.”

8/12/1941 – JESUS a Berta Petit: “Pela Consagração confiante à minha Mãe, a devoção ao meu Coração será fortificada e completada. Esta devoção, esta Consagração serão, segundo minha promessa, uma renovação para a minha Igreja, uma força para a Cristandade frequentemente vacilante, uma fonte de graças insignes para as almas que serão assim, melhor impregnadas de amor e de confiança.”

“A viva luz obtida por esta assistência de minha Mãe levará, sobretudo à conversão, numerosas almas, transviadas ou pecadoras, pela piedade do Coração Doloroso e Imaculado de minha Mãe implorando a Misericórdia do meu Coração.”

 

A CONSAGRAÇÃO AO CORAÇÃO DOLOROSO E IMACULADO

 7ff99890df7caa503052d10436f8bd3e

  • O que significa consagrar-se ao Coração Imaculado?

Antes de tudo, trata-se de reconhecer seu poder, sua realeza e sua maternidade. É entregar-se e abandonar-se ao Coração de Maria a fim de que ele possa exercer a sua proteção materna em plenitude. (Nossa Senhora, assim como DEUS, respeita a nossa liberdade, e é na medida em que nos entregamos a Ela, que Ela pode exercer sua influência sobre seus filhos). Trata-se também de reconhecer seus direitos, aceitando os deveres que daí decorrem.

  • Por que consagrar-se ao Coração de Maria, sob o DUPLO TÍTULO: DOLOROSO E IMACULADO?

Porque este duplo título nos lembra dois aspectos do Coração de Nossa Senhora que correspondem à sua dupla missão de Rainha e de Mãe.

CORAÇÃO IMACULADO: quer dizer, perfeitamente puro pelo grande privilégio da Imaculada Conceição, mas também, Coração todo aberto ao amor de DEUS… A plenitude de graça recebida pelo Coração de Maria e sua correspondência total, fizeram da Virgem Imaculada, a Rainha do Coração de DEUS que quis fazer dela, já neste primeiro título, a Rainha do Universo.

CORAÇÃO DOLOROSO: O Coração de Maria, por causa de sua Imaculada Conceição sofreu, mais do que qualquer outro coração criado, por causa do maior dos males: o pecado. Também, quando se invoca o Coração de Maria sob o título de Doloroso e Imaculado, ele inspira à alma o horror ao pecado, a contrição, o retorno à vida da graça (pelos meios normais: os sacramentos). Além do mais, o Coração da Mãe do Redentor compartilhou de todos os sofrimentos de seu Divino Filho. Durante a Paixão e no Calvário, ele foi particularmente esmagado.

CONSAGRAR-SE AO CORAÇÃO DOLOROSO DE MARIA, é também receber deste Coração trespassado alguma coisa de sua compaixão para com o Divino Crucificado.

Tendo conhecido o sofrimento, o Coração da Mãe de Deus, como Mãe dos homens é imensamente compreensivo para com todos os sofrimentos humanos. Aquele que sofre, se consagrando a Ele, pode pois estar certo de ser compreendido e assistido em sua dor.

A Consagração não é pois um simples pedido de proteção, mas um reconhecimento dos direitos do Coração de Maria, nossa Mãe e nossa Rainha. Ela deve ser algo mais do que uma simples fórmula recitada acidentalmente. Ela deve criar um estado de dependência mais total que confia a recorrer ao Coração de Maria, como se recorre sem cessar à sua mãe. Ela deve também, cada vez mais, nos fazer tomar consciência de nossos deveres para a nossa Mãe pela homenagem da oração diária, da celebração de suas festas, do primeiro sábado do mês, e também pela lembrança cotidiana de suas dores e das de seu Divino Filho.

A CONSAGRAÇÃO AO CORAÇÃO DOLOROSO E IMACULADO obriga pois a algumas resoluções práticas entre as quais a de dar lugar na sua vida, a uma lembrança especial das dores de Nossa Senhora.

Sugestão: Via Sacra às sextas-feiras; Novena ao Coração Doloroso e Imaculado, preciosa oferta; ou pelo menos, a invocação:

Coração Doloroso e Imaculado de Maria,

rogai por nós que recorremos a vós.

 

A CONSAGRAÇÃO DAS NAÇÕES E DAS DIOCESES

_D0000432_49ac183ce1be9

1º • A Consagração se dirige, em primeiro lugar, a DEUS soberano Senhor.

2º • Ela é confiada ao Coração Imaculado de Maria como a Medianeira, a Rainha e a Mãe de todos os homens.

3º • Mencionando o Coração Doloroso da Virgem, ela se torna uma gratidão para com a sua CO-REDENÇÃO e um convite para se lembrar de suas dores, suprindo-lhes a causa: o pecado.

PIO XII exprimia este desejo: “Nós desejamos que, toda vez em que circunstancias oportunas o aconselharem, faça-se ESTA CONSAGRAÇÃO NAS DIOCESES, nas paróquias, e também nas famílias”.

Encíclica “Auspícia quaedam” 1º de maio de 1948.

É preciso trabalhar sem cessar para qu3e se afirme entre os cristãos a convicção de que a Consagração ao Coração Imaculado de Maria, compreendendo aí a CONSAGRAÇÃO DAS NAÕES “É O ÚNICO REMÉDIO EFICAZ CONTRA OS MALES PRESENTES E FUTUROS.”

(Cardeal Tisserant no Congresso Mariano de Lourdes de 1958)

A IGREJA não somente pode, mas deve render homenagem a Maria POR TODOS OS HOMENS, inclusive por aqueles que não A conhecem e aqueles que A apreciam dignamente.

 

CONSAGRAÇÃO DAS NAÇÕES

A CONSAGRAÇÃO DA ITÁLIA

“Em virtude de seu pleno poder de Pastores da Igreja, os Bispos desejam reconhecer solenemente a soberania de DEUS sobre a nossa Pátria, conduzir o seu rebanho no respeito aos DIREITOS DE DEUS, e confiando ao CCORAÇÃO REAL E MATERNO DE MARIA seus destinos e suas promessas.”

Assim se expressava o Cardeal Lercaro no L’Osservatore Romano de 19 de março de 1959, falando da Consagração da Itália ao CORAÇÃO IMACULADO DE MARIA , da qual ele era membro do Comitê preparatório. A Consagração foi feita no dia 13 de setembro de 1959.

A CONSAGRAÇÃO DE PORTUGAL

No dia 17 de maio de 1959, Portugal foi consagrado ao Sagrado Coração de JESUS e ao CORAÇÃO IMACULADO DE MARIA pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, com a participação de todos os Bispos de Portugal e do Chefe do Governo.

CONSAGRAÇAO DAS DIOCESES

O Código do Direito Canônico encarrega aos Bispos e párocos, a guarda não somente dos fiéis, como também de todas as pessoas que moram no território confiado aos seus cuidados. Assim, quando eles consagram sua Diocese ou sua Paróquia a Maria, ou quando renovam esta Consagração, são todos os seus diocesanos ou paroquianos, sem exceção, no sentido mais amplo, que eles consagram a Nossa Senhora. Com cerimônias grandiosas foram realizadas inúmeras Consagrações de Dioceses, a partir de 1916, da Inglaterra ao Burundi…

 

Um Cardeal nos explica a Consagração DA DIOCESE ao Coração Doloroso e Imaculado de Maria.

A Consagração da Diocese de Montreal-Canadá, por sua Eminência o Cardeal Léger, em 31 de abril de 1953.

SABER ENCONTRAR MARIA, ENTREGANDO-SE A ELA.

 

 

  • NO CANADÁ

Como Sua Eminência concebeu esta Consagração.

 

“Nós vamos consagrar toda a Diocese ao Coração Doloroso e Imaculado de Maria. Porém, cada um de nós deve entrar no espírito dessa consagração e SE OFERECER a Maria, como uma criança à sua Mãe, um escravo à sua Senhora.

“A Imaculada Conceição é um privilégio concedido em previsão de um outro, o da Maternidade Divina. Este privilégio explica igualmente a Maternidade de Graça de Maria.”

“Consagrar-se a seu Coração Imaculado é entrar no reino de graça, é expor-se aos raios benéficos deste Sol que contem todo o calor da Caridade Divina. Mas, é também aceitar (implorando seu socorro) de viver segundo as exigências de nossa fé, numa fidelidade inalterável e num devotamento sem limites.”

“Esta consagração é urgente, pois nossa conduta é, para o Coração de Maria, uma fonte de desgosto. Em La Salette, Nossa Senhora chorou. Em Fátima, ela revelou às crianças que os pecados da terra atraem castigos para os homens.

“O Coração de Maria está pleno de amargura, ao ver que as almas não são mais os santuários do Espírito Santo. Nossa Senhora sofre porque a família cristã está ameaçada. O Coração materno de Maria é Doloroso porque milhares de jovens seguem as atrações do prazer, das paixões e se pervertem em espetáculos imorais. O Coração de Maria é Doloroso porque a impiedade afasta numerosos fiéis da Igreja, a qual Nossa Senhora ama tanto quanto ama a seu Filho, pois a Igreja é o Corpo Místico, porém real de JESUS. O Coração de Maria é Doloroso porque JESUS, seu Filho, não é reconhecido por nós como o Rei das Sociedades. O CRISTO JESUS recebeu todo o poder de seu PAI e seu reino não terá fim.

“Nossa consagração ao Coração Doloroso de Maria deve ser uma EXPIAÇÃO e uma RESOLUÇÃO, a fim de nos obter a lealdade e a pureza da vida, e para ser, para o Coração desta boa Mãe, uma FONTE DE CONSOLAÇÃO.”

(Extraído do sermão pronunciado por Sua Eminência, na Igreja Nossa Senhora de Montreal, em 30 de abril de 1953, antes da Consagração de sua Diocese ao Coração Doloroso e Imaculado de Maria.)

 

A CONSAGRAÇÃO DA DIOCESE DE TOULON AO CORAÇÃO DOLOROSO E IMACULADO DE MARIA.

A Consagração da Diocese de Toulon feita pelo seu Bispo Dom Gilles Barthe, em 22 de agosto de 1965, teve como local escolhido O SANTUÁRIO DO CORAÇÃO DOLOROSO E IMACULADO DE MARIA, La Seyne-sur-Mer, do Mosteiro das Irmãs Camaldulenses, fundado especialmente para a difusão e propagação dessa Devoção, diante dessa Imagem do Coração Doloroso e Imaculado da pag. 21.

 

A CONSAGRAÇÃO DAS PARÓQUIAS

“CONSAGRE TUA PARÓQUIA AO CORAÇÃO DOLOROSO E IMACULADO DE MARIA, REFÚGIO DOS PECADORES.”

Foi a palavra interior que o Padre Desgenettes ouviu em sua igreja de Nossa Senhora das Vitórias, quando se encontrava desencorajado pelo insucesso de seu apostolado. A Consagração foi o ponto de partida para uma verdadeira ressurreição.

A Consagração da Paróquia é um meio de obter, para todos os paroquianos, graças de conversão e de crescimento espiritual. Trata-se do ato de fé do pároco que coloca todas as almas que lhe são confiadas à guarda de Nossa Senhora, o que torna necessário preparar o terreno por meio de palestras ou leituras apropriadas. Um meio sugerido é a realização da Novena ao Coração Doloroso e Imaculado de maira feita publicamente ou nas famílias.

A Consagração pode ser feita em dia de grande festa. Alguns párocos a realizam antes do Ofertório, unindo assim, a oferta da família paroquial à oferta da Hóstia da Salvação, não somente para implorar proteção, como também, para ensinar aos fiéis do Coração Doloroso de Maria a colaborarem com Ele para a redenção do mundo.

Cada sacerdote pode escolher o momento mais oportuno e preparar ele mesmo a sua fórmula. O Mosteiro das religiosas de La Seyne-sur-Mer oferece uma fórmula que é o resultado de experiências de vários párocos. O essencial é fazer a assistência particular. A Consagração dos fiéis, dita por todos, pode também, após uma semana Mariana, servir de Consagração coletiva.

A Consagração das famílias a domicílio será a sua complementação natural. As famílias ratificam o dom feito pelo sacerdote e consentido por elas, numa maneira normal, provocada pela visita da Imagem de Nossa Senhora nos lares.

 

CONSAGRAÇÃO DE UMA PARÓQUIA AO

CORAÇÃO DOLOROSO E IMACULADO DE MARIA

 

Ó Maria, Virgem Imaculada, Mãe de Deus e nossa Mãe, cremos com todo o fervor de nossa fé que Deus Vos escolheu para ser a Mãe Virginal de seu Filho, JESUS, e que por causa deste título e em conseqüência dele, Vos quis Imaculada na Vossa Concepção.

Virgem Imaculada, nós Vos saudamos. (Bis)

Cremos que, como Mãe do Divino Redentor e com Ele Co-redentora, fostes constituída e estabelecida como Mãe espiritual de todos os homens, dispondo da plenitude das graças para nossa salvação.

Maria nossa Mãe, nós vos saudamos. (Bis)

Cremos que fostes elevada ao Céu em corpo e alma, que fostes coroada de glória e que reinais à direita do Vosso Divino Filho, como Rainha dos Anjos e dos Santos… Mas cremos também que reinais sobre nossa pobre terra da qual sois Rainha e Mestra. E é por este título que nos vedes prostrados diante de Vós para Vos testemunhar nosso amor filial e nossa filial gratidão, pedindo perdão e implorando Vossa misericórdia. Lançai vosso olhar cheio de piedade e de ternura sobre vossos filhos aqui reunidos. Vede nosso amor e nossa confiança filial. Mas vede nossas misérias, nossas fraquezas, nossas dificuldades e nossas angústias.

Ó Maria, Imaculada Mãe de Deus e nossa Mãe, eu ………………………… Pároco desta Paróquia de ……………………………………………………………. venho consagrá-la ao vosso Coração Doloroso e Imaculado… Confio e coloco sob a proteção do Vosso Coração maternal, cada uma das almas que me são confiadas, cada um dos moradores dessa paróquia. Eles são vossos filhos. Guardai-os no amor de DEUS e conduzi-os ao caminho reto se dele se afastaram. Comunicai a todos vossa fé, esperança e caridade. Ensinai-nos a sermos dóceis ao Espírito Santo, a nos amarmos como irmãos e sermos unidos.

Sacerdote: Mostrai-Vos nossa Mãe, ó Maria!

Todos: Mostrai-Vos nossa Mãe, ó Maria!

Sacerdote: Coração Doloroso e Imaculado de Maria, que tanto sofrestes por nós no Calvário, ensinai a todos o sentido do pecado e a fidelidade à graça divina. Queremos nos lembrar de vossas dores, compadecendo delas, a fim de que nos ensineis a fazer penitência, a saber carregar nossa cruz com JESUS, para participar da Sua Ressurreição e levar, por toda a parte e sempre, o testemunho de nossa fé.

 

NOSSA CONSAGRAÇÃO PAROQUIAL – Testemunho de um pároco.

Esta Consagração foi feita solenemente no dia 22 de agosto de 1963, na festa do Coração Imaculado de Maria. Todas as famílias, praticantes ou não, tinham já recebido vários meses antes, um livreto ornado com uma magnífica estampa do Coração Doloroso e Imaculado de Maria e contendo diversas orações e fórmulas de Consagrações.

Durante várias semanas, nas minhas pregações, preparei as almas para esta Consagração, lembrando os fundamentos desta Devoção, sua história e seu espírito. Possuímos uma Imagem grande de Nossa Senhora de Fátima trazida de lá em 1956, e benta na Capelinha das aparições. Foi aos pés dessa Imagem enfeitada e iluminada e na presença de quase a totalidade dos paroquianos (a maior parte das famílias estava representada) que foi feita a cerimônia da Consagração da Paróquia. Cada um dos assistentes tinha em mãos a fórmula da Consagração da Paróquia ao Coração Doloroso e Imaculado de Maria, participando assim, de viva voz, desta Consagração. As comunhões foram fervorosas e numerosas, e posso afirmar que eu esperava muito, muito, deste dia Mariano e estava persuadido que, para todos os meus paroquianos, sem exceção, Nossa Senhora, cedo ou tarde, encontraria o caminho dos corações e os ganharia todos para o Coração de seu Divino Filho. E não tenho nenhuma dúvida de que Ela concederá a todos a força necessária para resistir às tentações e a resignação nas aflições.

Resta agora renovar esta consagração no seio mesmo de cada um dos lares. É o meu desejo mais ardente e espero poder dar o melhor de mim, no que sem dúvida é o desejo da MÃE DE DEUS, de reinar, com seu Divino filho, em cada uma das famílias, para aí estabelecer a ordem e a paz. Que se digne Nossa Senhora, dispor os corações para esta Consagração e ajudá-los, em seguida, a viverem-na intensamente. Que renovação não devemos nós esperar desta pertença mais total, mais filial, de nossas almas, de nossos lares, de nossas paróquias, ao CORAÇÃO DOLOROSO E IMACULADO DE UMA TAL MÃE!

Padre Briot, pároco de Comptail (Voges – França)

 

 

A CONSAGRAÇÃO DAS CRIANÇAS

 

maria

Fórmulas de Consagração

  • CONSAGRAÇÃO DE UM RECÉM-NASCIDO

AO CORAÇÃO DOLOROSO E IMACULADO DE MARIA

(para pais, padrinhos e madrinhas)

CORAÇÃO DOLOROSO E IMACULADO DE MARIA, que cheio de alegria no nascimento de vosso Divino Filho, experimentastes tantos temores no dia de sua Apresentação no Templo, envolvei esta criança com a vossa maternal afeição, a fim de que ela seja sempre fiel à voz de JESUS e cumpra a sua divina vontade.

Guardai, protegei e guiai, através das provações e perigos desta vida, aquele(a) que vos confiamos sobre a terra, a fim de que possais finalmente apresentá-lo(la) ao vosso filho no Céu. Assim seja.

 

 A CONSAGRAÇÃO DA CRIANÇA

Santíssima Virgem MARIA

MÃE DE DEUS e Nossa MAMÃE do CÉU

Eu me entrego a Vós

Eu me consagro ao vosso CORAÇÃO DOLOROSO E IMACULADO

com todos aqueles que eu amo.

Guardai-nos. Protegei-nos. Conduzi-nos todos ao CÉU.

Amém.

 

Imprimatur – Toulon 4/11/68.                            Mosteiro de

  1. Ghio – V. G.  La Seyne-sur-Mer.

 

 

A CONSAGRAÇÃO DAS FAMÍLIAS

thR5FRS8UD

Na Encíclica sobre o Centenário de Lourdes (2 de julho de 1957), O PAPA PIO XII encorajava as famílias a se consagrarem ao Coração Imaculado de Maria.

“QUE AS FAMÍLIAS SE CONSAGREM AO CORAÇÃO IMACULADO DE MARIA. ESTE ATO DE PIEDADE SERÁ PARA OS ESPOSOS UMA AJUDA ESPIRITUAL PRECIOSA, NA PRÁTICA DOS DEVERES DA CASTIDADE E DA FIDELIDADE CONJUGAL. GUARDARÁ NA PUREZA A ATMOSFERA DO LAR ONDE CRESCEM OS FILHOS. ALÉM DO MAIS, FARÁ DA FAMÍLIA, VIVIFICADA PELA SUA DEVOÇÃO MARIANA, UMA CÉLULA VIVA DA REGENERAÇÃO SOCIAL E DA PENETRAÇÃO APOSTÓLICA”.

É preciso aqui insistir. O PAPA PIO XII colocou uma tal insistência no pedido dessa Consagração, que TODO LAR é impelido a ver isto como UMA ORDEM DE DEUS. Ora, o essencial em Maria é o Coração que é um Coração de amor. Portanto, se consagrar a este Coração, e viver esta Consagração, cria um clima de amor. É, justamente, para esta célula de amor que é a família, que Maria é “A RAINHA DOS CORAÇÕES.”

Os frutos por toda parte são os mesmos. Sente-se como uma presença Mariana, como uma graça do Céu que desce e que permanece. Têm-se a impressão de começar uma vida nova, mais clara. Compreende-se melhor Nossa Senhora e a felicidade de se ter uma Mãe.

Vê-se bem que essas Consagrações de grupos ou de famílias não se improvisam, se se quiser que sejam algo mais do que cerimônias. Devem ser preparadas e a preparação que mais importa é a das almas. O pai e a mãe lêem o Ato de Consagração ajoelhados e as crianças assinam o seu nome embaixo da folha da Consagração e até o menorzinho pode colocar o seu Rabisco-assinatura.

 

TESTEMUNHO DE UM PAI: nossa Consagração da Família.

Nós nos preparamos para esta Consagração, pela oração em comum de toda a família, à noite, o que até então não tínhamos o hábito de fazer frequentemente. Foi então que começamos a rezar o terço, primeiramente uma dezena, depois inteiro. Por fim, a cerimônia foi preparada pela Novena ao Coração Doloroso e Imaculado que nos fez compreender o que devemos ao REDENTOR e à SUA MÃE… A cerimônia de Consagração na quarta-feira de Páscoa e para este ato importante foram convidados parentes e amigos. Reinava na sala uma atmosfera de calma serena, de alegria profunda e emoção intensa. Íamos pronunciar palavras que comprometiam e esse Compromisso nos parecia exaltante e penetrante. Tudo revelava um clima que nos fez crescer. A PARTIR DESSA CONSAGRAÇÃO COMPREENDI MELHOR A IMPORTÂNCIA DO CULTO PÚBLICO E SOU FIEL À MISSA DE DOMINGO E À SAGRADA COMUNHÃO! MARIA NOS LEVA A Jesus. Esta ascensão espiritual tornou-se um alimento diário e pessoalmente me dispus a trabalhar pela difusão do Reino de DEUS. Não se pode entregar-se a Maria, sem que Ela nos comunique seu desejo materno de salvar todas as almas.

Pierre E. – La Seyne – França

 

CONSAGRAÇÃO DE NOSSA FAMÍLIA AO CORAÇÃO DOLOROSO E IMACULADO DE MARIA (FÓRMULA)

Coração Doloroso e Imaculado de Maria, nós Vos consagramos nossa família, com todos os seus membros (presentes e ausentes).

Por este ato reconhecemos em nosso Lar, ó Maria, os vossos direitos de Rainha e Mãe.

Nós nos entregamos inteiramente a Vós: nossas pessoas, corpo e alma, nossa vida, nossas preocupações, nossos trabalhos. Tomai sob a vossa proteção materna pais e filhos.

Nós Vos suplicamos de nos guiar, dirigir e conduzir. Comunique-nos vossa fé, vossa esperança, vossa caridade, vossa dependência do Espírito Santo, para que todos os membros da família estejam sempre unidos entre si e no serviço de DEUS e do próximo.

Coração Doloroso e Imaculado de Maria, velai sobre cada um de nós. Não nos abandoneis jamais e ajudai-nos a ser fiéis a nossos deveres de cristãos, para reencontrarmos todos juntos, no Céu, junto de Vós.

Queremos nos lembrar do que sofrestes por nós, junto com nosso Redentor e agradecer ao vosso CORAÇÃO DOLOROSO. Dai-nos o ódio ao pecado e o desejo da reparação. Queremos atender aos vossos desejos. Dai-nos o amor à Santa Missa, à Sagrada Comunhão, ao terço, ao apostolado. Ajudai-nos a sermos fiéis.

Rogamos-Vos neste dia de hoje, pelos nossos falecidos queridos e vos pedimos de conduzi-los ao Céu.

CORAÇÃO DOLOROSO E IMACULADO DE MARIA NÓS NOS CONSAGRAMOS INTEIRAMENTE A VÓS (bis)

Intercedei por nós (bis)

Ajudai-nos (bis)

Socorrei-nos (bis)

Protegei-nos (bis)

Dai-nos a paz familiar, social e internacional. (bis)

SÃO JOSÉ, protegei nossa família. (bis)

 

 

 

NOSSA FAMÍLIA SE CONSAGROU AO CORAÇÃO DOLOROSO E IMACULADO DE MARIA NO DIA:

 

ASSINATURAS:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imprimatur: A. GHIO V. G. – Toulon, 12/1/62 – França.

Mosteiro de La Seyne Sur Mer.

 

 

A QUEM SE CONFIAR

A CONSAGRAÇÃO DAS ESCOLAS CRISTÃS

“EIS AÍ TUA MÃE”

Este socorro único, o SENHOR no-lo deu sobre a Cruz. Foi na dor do Calvário que o Coração de Maria nos adotou como filhos.

É preciso ensinar a nossos alunos este papel da MATERNIDADE ESPIRITUAL DE NOSSA SENHORA, mostrando-lhes a que preço Ela nos gerou. A Consagração da ESCOLA ao Coração Doloroso e Imaculado é, pois, um ato importante de formação espiritual e mística.

Para nossas crianças e nossos jovens, o que pode lhes trazer a Devoção ao Coração Doloroso e Imaculado de Maria?

Neste mundo em que tudo açambarca crianças e jovens em detrimento do espiritual e onde o esforço da virtude é tão difícil de ser adquirido, a Devoção ao Coração Doloroso e Imaculado é um meio poderoso para fazer compreender a que preço foi feita a nossa Redenção. Ela representa um socorro especial para os educadores, a fim de poderem dar uma educação viril e forte, que tenha por base o esquecimento de si mesmo, o amor ao sacrifício, e dar prazer aos Corações de JESUS e de MARIA que tanto sofreram por nós.

A CONSAGRAÇÃO DAS ESCOLAS, portanto, explicada, preparada longamente e vivida, traz uma graça de escol. Como preparação, pode-se utilizar o tesouro espiritual relacionado às Sete Dores de Nossa Senhora, que devem ser explicadas. Faz-se uma fórmula de Consagração, abrangendo todas as pessoas da escola (Diretores, professores, funcionários e alunos), a qual deverá ser lida por todos, se possível, durante uma Missa celebrada nessa intenção e preparada pela Novena ao Coração Doloroso e Imaculado de Maria. O essencial é fazer compreender que a Consagração não é uma fórmula, mas um dom de si ao Coração de Maria, nossa Rainha e nossa Mãe, para viver em sua dependência, no Amor de Deus e do Dever.

 

EXEMPLO DE FÓRMULA DE CONSAGRAÇÃO DE ESCOLA CRISTÃ.

CONSAGRAÇÃO DA ESCOLA ______________________________________________

Nome do Estabelecimento

_________________________________________ AO CORAÇÃO DOLOROSO E IMACULADO DE MARIA.

 

CORAÇÃO DOLOROSO E IMACULADO, Morada Divina e Purificante, envolvei a nossa Escola _____________________________________ na Vossa                                                               Nome do Estabelecimento

Maternidade, a fim de que ela possa corresponder ao Seu Amor e satisfazer à Sua divina vontade!

Queremos, ó nossa Mãe, lembrarmo-nos, sem cessar, da Vossa Co-redenção, a fim de vivermos na intimidade do Vosso Coração, unidos em tudo ao Coração do vosso Divino Filho.

Prendei a este Coração, a nossa Escola, com seus Diretores, Professores, alunos, e funcionários, pelas Virtudes e Dores do Vosso. Guardai-os sempre. Assim, nós lhe consagramos as nossas pessoas, todos os nossos interesses espirituais e materiais, a nossa oração, o nosso trabalho, o nosso apostolado.

CORAÇÃO DOLOROSO E IMACULADO DE MARIA,

ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS!

Obs: esta fórmula de Consagração foi adaptada a partir da “Consagração de uma Pessoa”, de autoria de Berta Petit, a apóstola da Devoção e confidente de JESUS.

 

CONSAGRAÇÃO DOS DOENTES

Coração Doloroso e Imaculado de Maria, eu me abandono à solicitude do vosso amor maternal e peço o Vosso poderoso socorro. Vinde ajudar-me, assistir-me, amparar-me, ensinar-me e levar a minha cruz com JESUS, a unir os meus sofrimentos aos Dele e aos do vosso Coração Doloroso.

Eu vos consagro a minha alma, com os seus pensamentos, os seus temores, as suas angústias, os seus desejos. Ajudai-me a ser fiel ao Espírito Santo E A NADA PERDER DOS MEUS SOFRIMENTOS.

Eu vos consagro o meu corpo com as suas fraquezas. Por vós, eu grito a JESUS: “Senhor, se quiserdes, podeis curar-me,” mas eu quero, como vós, abandonar-me à vontade de DEUS e acreditar no seu Amor.

Eu vos consagro todo o meu ser, as minhas ações, as minhas fraquezas, as minhas penas, a minha vida, a minha morte.

Solicito a vossa assistência maternal para todos os que sofrem.

Coração Doloroso e Imaculado de Maria, eu vos agradeço o que sofrestes por nós. Rogai por nós, intercedei por nós. Ajudai-nos, socorrei-nos, protegei-nos, conduzi-nos a todos ao Céu. Amém.

Dom Vandeur o.s.b.