Entronização da Imagem nos lares

Postado dia 06/08/2015

sgrado

Desde que o papa Leão XIII publicou a encíclica ANNUM SACRUM (25/5/1889) sobre a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, na qual exorta os fieis do mundo inteiro a se consagrar ao Coração de Jesus, são incontáveis os documentos e pronunciamentos dos papas aconselhando a prática da consagração pessoal, das famílias, das paróquias, instituições, cidades, nações e do gênero humano ao Coração de Jesus[1].
Destacamos apenas um texto do Papa Bento XV, sucessor de São Pio X:
Esta consagração é a obra providencial dos tempos modernos e a expressão mais autêntica do amor das famílias ao Coração de Jesus…Se todas as famílias se consagrassem ao Divino Coração, e todas cumprissem as obrigações que derivam de tal consagração, o Reino Social de Jesus Cristo estaria assegurado ( discurso de 6 de Janeiro de 1916).

O QUE É A ENTRONIZAÇÃO?
Conforme ensina o Padre Roque Schneider[2] a Entronização significa colocar no trono, num local de destaque. Pode ser na sala, no quarto. Mas que as imagem sejam vistas, reverenciadas… e não apenas decorativas.
COMO É FEITA A ENTRONIZAÇÃO?
Neste sentido, a Entronização pode ser realizada com simplicidade, em caráter particular, com um integrante da família pondo os quadros no local escolhido, onde ficarão expostos. Porém, quando houver a presença do sacerdote, o cerimonial pode se revestir de maior solenidade.

AS PROMESSAS DE JESUS A SANTA MARGARIDA MARIA[3]
Para aqueles que trabalham pela salvação das almas
“Meu Divino Salvador fez-me entender que aqueles que trabalham pela salvação das almas terão o dom de tocar os corações mais endurecidos e trabalharão com êxito maravilhoso, se tiverem uma eterna devoção para com o Divino Coração”.
Para as comunidades religiosas
“Ele me prometeu… que derramara a suave unção de sua ardente caridade sobre todas as comunidades religiosas que o honrarem e se colocarem sob sua especial proteção, e desviará delas todos os golpes da divina justiça, a fim de colocá-las em estado de graça, quando tiverem caído em pecado.”
Para os leigos
“Por meio dessa amável devoção, os leigos encontrarão todo o socorro necessário a seu estado, ou seja, a paz em suas famílias, o alivio em seus trabalhos, as bênçãos do céu em todos os seus empreendimentos, a consolação em suas misérias, encontrarão no Sagrado Coração o lugar de refugio, durante toda a sua vida e, principalmente, na hora da morte”.
Para as casas
“Prometeu-me que derramaria graças em profusão em todos os corações que o honrarem, e que esta imagem, em todos os locais em que for entronizada, atrairá todas as espécies de bênçãos e graças”.

FÓRMULA DE CONSAGRAÇÃO

O sacerdote reza na igreja, na capela, nas casas ou no local onde as famílias estão sendo consagradas ao Coração de Jesus:
1. Sacerdote: Em nome do pai, do filho e do espírito santo. Amém. O senhor esteja convosco.
2. Povo: Ele está no meio de nós.
3. Sacerdote: Nossa proteção está no nome do senhor.
4. Povo: Que fez o céu e a terra.
5. Sacerdote: Oremos: Em vosso nome, senhor, e em nome da igreja, benzemos estas imagens. Imagens sagradas que lembram e simbolizam vosso amor e misericórdia infinita para conosco.
2- Abençoai, hoje e sempre, a casa que irá acolher-vos com alegria e gratidão. Velai, senhor, por todos os membros desta famílias, que agora se consagra a vosso coração.
Daí-nos a paz, espírito de fé e muita esperança para enfrentar com serenidade os desafios e as lutas do cotidiano. E que o verdadeiro amor se faça presente, dia e noite, a cada instante, em nossos lares, em nossa comunidade, no coração de cada um de nós.
Santos Anjos da guarda, velai por nossas famílias.
Sagrado Coração de Jesus, nós temos confiança em vós. Fazei nosso coração semelhante ao vosso. Mais humilde e desprendido. Mais generoso e comunitário.
Unidos ao Espírito Santo, imploramos também a bênção especial de Maria Santíssima, mãe da igreja, rainha dos apóstolos, estrela da nova Evangelização, nossa mãe e protetora celeste. Amém.
NB. Essa prece pode ser rezada também pelos leigos, pais, pessoas do apostolado, lideres comunitários, quando realizarem a entronização do coração de Jesus, em domicilio, mesmo sem a presença do sacerdote.Inicia-se então pelo numero 2: “Abençoai, hoje e sempre, a casa…”

JACULATÓRIAS

Em vós, coração de Jesus, espero para não ser confundido eternamente.Cristão que lês estas palavras, sejas quem fores, homem ou mulher, sacerdote ou leigo, jovem ou velho, rico ou pobre, se queres podes tornar-te apóstolos da Grande promessa do Coração de Jesus, embora habites num grande centro ou na mais miserável paróquia no interior do país. E como deverás fazê-lo? Muito simples: mimosear com este livrinho os parentes, amigos, conhecidos e todos, enfim, e ao Coração de Jesus confiar o bom êxito.

ENTRONIZAÇÃO DO CORAÇÃO DE JESUS NOS LARES

A Entronização da imagem ou quadro no lar pode definir-se como o reconhecimento oficial e social da soberania do CORAÇÃO DE JESUS sobre uma família cristã, tornando visível e permanente pela instalação solene de uma imagem ou quadro em lugar de honra do lar pelo ato de consagração da família ao SAGRADO CORAÇÃO.
A consagração das famílias é um dos meios mais eficazes de renovação cristã dos seus membros, contribuindo também para a boa harmonia entre eles. Jesus manifestou expressamente o desejo de que as famílias lhe sejam consagradas na nona promessa santa Margarida: “A minha benção pousará também sobre as casas em que estiver exposta e for honrada a imagem do meu sagrado coração”. E esta, a 2ª, não é menos consoladora: “Trarei e conservarei a paz em suas famílias”[4].
A bênção se estenderá, igualmente, a todas ás suas empresas. Di-lo 5ª promessa: “Derramarei abundantes bênçãos sobre todas as suas empresas”. Diante de tamanhas promessas de quem é fiel em cumpri-las, diante de tamanhas vantagens haverá um só pai, uma só mãe de família que duvide ainda em eleger a Jesus como Rei do seu lar? Não é de crer.
Ao colocar a imagem ou quadro num lugar honroso de nossa casa, queremos testemunhar que o escolhemos como senhor e rei de nossa família.
Se você já tem a felicidade de ter Jesus em sua casa, faça com que outras famílias participem da mesma alegria, seja apostolo (a) da consagração das famílias ao CORAÇÃO DE JESUS.
É por isso que descrevemos, a seguir, o cerimonial a ser observado pelo padre na Entronização do Sagrado Coração de Jesus. Como nota final, avisamos que é bom ter-se o diploma da Entronização.
Lembramos, igualmente, ás famílias que convém festejar o aniversário da Entronização com uma comunhão geral e com a recitação do ato da consagração. Com isto, vamos ao cerimonial.

CERIMONIAL
No dia aprazado com antecedência, à hora determinada, e sendo possível presente um sacerdote, reúne-se a família inteira no local onde a imagem deve ser benzida. O sacerdote procede desde modo :

BENÇÃO DO (S) QUADRO (S) DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E MARIA

Celebrante – A nossa proteção está no nome do senhor
Todos – Que fez o céu e a terra
Cel. – O senhor esteja convosco
Todos – Ele está no meio de nós
Oremos: Deus eterno e todo poderoso, não reprovais a escultura ou pintura de imagens dos santos, para que a sua vista possamos meditar os seus exemplos e imitar as suas virtudes.
Nós vós pedimos que abençoeis e santifiqueis estes Quadros, feitos para recordar e honrar o Sacratíssimo Coração de vosso filho unigênito nosso senhor Jesus Cristo. Concedei a todos os que diante dele desejarem venerar e glorificar o coração sacratíssimo de vosso filho unigênito, que, por seus merecimentos e intercessão, alcancem no presente a vossa graça e no futuro a gloria eterna. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor.
Todos – Amém
O Sacerdote asperge os quadros com água benta e todos os assistentes recitam em voz alta o Credo, se um Sacerdote não puder assistir a Entronização, a benção dos quadros deve fazer-se antes.

ENTRONIZAÇÃO
O chefe da família toma então a imagem do Divino Coração, coloca-a no trono de antemão preparado e vem ajoelhar-se com os demais para o:

ATO DE CONSAGRAÇÃO
Coração Sagrado de Jesus, que manifestastes a Santa margarida Maria o desejo de reinar sobre as famílias cristãs: sobre a nossa família queremos hoje proclamar aqui vossa realeza absoluta. Queremos viver doravante a vossa vida, queremos que floresçam no seio desta família aquelas virtudes que prometestes já neste mundo; queremos desterrar para longe de nós o espírito mundano que vós condenastes. Dignai-vos, Coração Divino, presidir as nossas reuniões, abençoai as nossas empresas espirituais e temporais, afastai de nós as angustias, santificai as nossas alegrias, e aliviai as nossas penas[5].
E, quando soar a hora da separação, quando a morte vier lançar no meio de nós o luto, nós todos, os que partem e os que ficam, seremos submissos a vossos eternos decretos. Consolar-nos-emos com o pensamento de que há de vir um dia em que toda a família, reunida no céu, possa cantar para sempre as vossas glórias e os vossos benefícios. Amém.
Digne-se o Coração Imaculado de Maria, digne-se o glorioso patriarca São Jose, fazer-vos presente esta consagração e trazê-la á nossa memória todos os dias da nossa vida.
Oremos: Amorosíssimo Jesus dignai-vos em companhia de vossa mãe Dulcissima, visitar está morada, encher seus habitantes das graças prometidas ás famílias que modo especial se consagram ao vosso divino coração.
Vós mesmos, em revelação á Santa Margarida Maria, solicitastes do mundo inteiro a homenagem solene de amor ao vosso coração Santíssimo que tanto amou os homens, e dos quais é tão pouco amado.
Esta família, pois acudindo pressurosa ao vosso convite, em desagravo do abandono e indiferença de tantas almas, vos proclama como seu Rei, e vos consagra as alegrias e tristezas, as dores e trabalhos, o presente e o futuro deste lar, de hoje para sempre inteiramente vosso.
Abençoai todos os presentes, abençoai todos os queridos ausentes e firmai nesta casa o domínio da vossa caridade; infundi em cada um dos seus moradores o espírito de fé, santidade e dedicação a vós e aos irmãos; fazei que estas pessoas só a vós pertençam.
Abri-lhes Senhor á chaga do vosso coração, e nela, como em arca salvadora, guardai até a vida eterna estes, que vossos são e vossos para sempre querem ser.
Todo: – Amém
O dono da casa ou outro membro reza a “Oração da família Jesus reina neste lar” e termina rezando com todos os presentes pelos falecidos e ausentes, reza-se um “Pai Nosso e Ave Maria”.

ÚLTIMAS ORAÇÕES
O sacerdote reza então:
Ó Deus que no coração de vosso filho, ferido por nossos pecados, vos dignais prodigalizar-nos os infinitos tesouros do amor, nós vos rogamos que, rendendo-lhe o preito de nossa devoção e piedade, também cumpramos dignamente para com ele o dever de reparação. Pelo mesmo Cristo, Nosso Senhor.
Amém.
O sacerdote pode também rezar o:
ATO DE CONSAGRAÇÃO AO PURISSIMO CORAÇÃO DE MARIA
Santíssima Virgem Maria, mãe da igreja e da família cristã, rainha do céu e refugio dos pecadores, nós nos consagramos ao vosso coração imaculado. E, para que esta consagração seja realmente eficaz e duradoura, nós renovamos hoje, diante de vós, as promessas do nosso batismo e da nossa primeira comunhão.
Nós nos comprometemos a professar corajosamente e sempre as verdades da fé, a viver como católicos inteiramente submissos a todas as ordens do Papa e dos Bispos, em Comunhão com ele. Nós vos prometemos, finalmente, colocar o coração a serviço do vosso culto bendito, a fim de apressar, pelo Reino de vosso Imaculado Coração, o Reino do coração de vosso Filho, na nossa Pátria querida e no mundo inteiro. Assim seja.
Salve – Rainha.
JACULATÓRIAS
Sacratíssimo coração de Jesus, tende piedade de nós! Coração Imaculado de Maria, rogai por nós! São José, rogai por nós! Santa Margarida, Maria rogai por nós! Sacratíssimo coração de Jesus, protegei as famílias!

BENÇÃO FINAL
A benção final de Deus todo-poderoso pai, Filho e Espírito Santo desça sobre vós e permaneça para sempre.
Amém!

O Papa João Paulo II, beato, na audiência a um grupo de recém-casados no dia 13/06/1979, lhes recomendou a prática da Consagração e Entronização do Sagrado coração Jesus nos lares com estas memoráveis palavras: “Também a vós, queridos recém casados, ao apresentar-vos a minha saudação cordial e minha grande satisfação fraterna de que tenhais o olhar fixo no SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, rei e centro de todos os corações. Aprendei DELE amor, bondade, sacrifício e piedade tão necessária em todo lar cristão. Tirareis dele força, serenidade, alegria autentica e profunda, para vossa vida conjugal, atraireis a sua benção, se sua imagem estiver sempre, alem de impressa em vossas almas, expostas e honrada dentro das paredes domésticas”.
(Trecho extraído de Pe. Gabriel Galache, SJ no seu livro JESUS BATE A NOSSA PORTA

[1] SCHNEIDER SJ, Pe Roque. O Coração de Jesus e a Grande Promessa. Edições Loyola. P30
[2] SCHNEIDER SJ, Pe Roque. O Coração de Jesus e a Grande Promessa. Edições Loyola. P30
[3] SCHNEIDER SJ, Pe Roque. O Coração de Jesus e a Grande Promessa. Edições Loyola. P30

[4] JESUS, Frei Salvador do Coração de. A Grande Promessa do Sacratissimo Coração de Jesus. Edições Loyola. P35
[5] JESUS, Frei Salvador do Coração de. A Grande Promessa do Sacratissimo Coração de Jesus. Edições Loyola. P37