A Entronização é o culto doméstico ao Sagrado Coração de Jesus, dentro do ambiente familiar, por meio de um gesto significativo de colocar o quadro ou imagem em um lugar de destaque dentro do lar, cercá-lo de atenção, rodeá-lo com sinais de apreço e veneração, como flores e luzes realçam o seu valor para nós.
Neste sentido, é colocar o quadro do Sagrado Coração de Jesus no trono de nosso lar, para que assim possamos honrá-lo e demonstrar assim nosso amor.
Por outro lado, ao colocarmos o Sagrado Coração no melhor lugar de nosso lar estamos entregando nossas famílias para que Ele aí reine, cuide de todas as nossas necessidades, seja o senhor de tudo que tem mais apreço para nós, nossos familiares e todo o ambiente material que compõe nossa casa.
Ao realizarmos a Entronização do Sagrado Coração de Jesus é a Entronização do Amor no lar, no coração de cada um de nossa família, para que todos em seu dia a dia possam expressar atos de adoração, honra, amor, reparação ao passarem pela imagem do Coração de Jesus, que se torna o centro da família.
Os esposos terão no Sagrado Coração de Jesus o centro de seu matrimônio e os filhos receberão deste Bendito Coração a fonte de sua formação como pessoas e como filhos de Deus, preparados em todos os dias de sua vida ao dividirem seus lares e toda a sua intimidade com Jesus em sua forma ainda mais doce, o seu Sagrado Coração.
Aos pais que precisam de auxilio com seus filhos, aos esposos que precisam de ajuda para lidarem uns com os outros, bem como em todos os problemas familiares, ao Entronizarmos o Sagrado Coração de Jesus, Ele passa a ser o responsável por todos os nossos problemas, pois Ele é o rei do Lar.
Desta forma, a Entronização consiste em colocar a imagem benta de Jesus, em um lugar especial da casa e realizar neste dia a Consagração da família ao Sagrado Coração de Jesus. O Ato pode ser feito com ou sem a presença de um sacerdote, mas em caso de ausência os esposos e filhos leem a oração de Consagração, que em caso de nosso site enviamos gratuitamente aos que pedirem, uma estampa para ser colocada em um quadro e um folheto, escrito por nosso Bispo Diocesano Dom Paulo Roberto Beloto, com o pequeno ritual de Consagração.