O Venerável João Eudes (1601-1680) foi o primeiro apóstolo da devoção aos Sagrados Corações de Jesus e de Maria. Começou pelo Coração da Mãe para alevantar-se depois até o Coração do Filho. Entretanto nunca Os separava na sua devoção.
A Congregação da Caridade e a dos Missionários de Jesus e de Maria que fundou em Caen, uma em 1641 e a outra em 1643, são as primeiras famílias consagradas a esses divinos Corações. Desde o ano de 1643 que já celebrava en Caen a Festa do Coração de Maria, que se propagou logo em outras dioceses com o oficio que se tinha composto.
Em 1670 estabeleceu a testa do SS. Coração de Jesus, e compôs também o oficio aprovado por muitos Bispos. Em 1652 dedicou especialmente seu Seminário de Coutances ao Sagrado Coração de Maria, e em 1664 dedicou especialmente ao Coração de Jesus o de Caen, (hoje casa de Câmara Municipal). Sua principal obra intitulada “O Coração admirável da Mãe de Deus, cujo 12.º livro trata do Coração de Jesus, é um tratado sólido e cheio de unção, o mais belo que saiu de seu Coração abrasado,
A festa do S. Coração foi celebrada em Paray só em 1689, com o oficio do servo de Deus. Coincidência singular, conseguira, apezar dos Jansenistas, fazer aceitar a festa do SS. Coração na celebre abadia de Montmartre, onde dois séculos depois esse divino Coração devia tomar posse de Paris, da França e do mundo. (Mês do Sagrado Coração de Jesus para uso dos Seminaristas, p.111-113)