Maravilhosas são as recompensas que o Coração de Jesus tem no Céu para os seus eleitos. No banquete celeste terão a dita de repousar no Coração do Salvador, como S. João na ceia.
As alegrias inefáveis deste divino repouso é o segredo do Paraíso. Contudo Santa Margarida Maria indica dois frutos particulares que dele resultam.
O primeiro é o aumento da que chamam bem aventurança acidental, que consiste na nova alegria concedida a estes felizes eleitos do Sagrado Coração por cada progresso, que esta devoção ao Coração de Jesus, fizer no decurso dos séculos. Falando de S. Francisco de Sales, a serva de Deus escrevia à madre de Saumaise: “O adorável Coração de Jesus faz experimentar alegrias inexplicáveis ao nosso santo fundador por esta santa devoção se ter estabelecido no nosso Instituto. Nunca a glória acidental deste santo Pai fundador aumentou tanto como por este meio”.
A segunda recompensa destinada aos servos do Coração de Jesus, é o grande valimento que terão junto de Deus. Por isso a Santa recomendava muito recorrer a estas almas amigas do Coração de Jesus por meio das mais fervorosas orações, especialmente nas empresas que interessassem a glória deste Coração adorável. “O nosso bom P. de la Colombière, dizia ela, alcança no Céu, por meio da sua intercessão, o que se realiza na terra para glória deste Sagrado Coração”.
Interrogada pela madre de Saumaise acerca do destino eterno duma superiora do convento de Dijon, que durante a vida tinha sido muito dedicada ao Coração de Jesus, a Santa respondia: “quanto ao que vossa caridade me pergunta da nossa defunta mãe Ana Serafina Boulier, creio que devo antes dar-vos os parabéns pela felicidade de terdes no Céu uma advogada tão poderosa, do que tomar parte na dor que sentistes na separação de amiga tão santa. Creio que está gozando do seu soberano Bem, que a faz poderosíssima para nos dar os testemunhos de verdadeira amizade. De nada precisa, e creio que está bem elevada na glória entre os Serafins, que tem a missão de prestar contínua homenagem ao Sagrado Coração de Jesus, para reparar as tristes amarguras que sofreu e sofre ainda no S.S. Sacramento, da ingratidão e frieza dos nossos. Ela tem grande poder para nos ajudar. É quando vos posso dizer. Finalmente, minha querida Mãe, estamos encantadas com a vida desta santa religiosa. Assim Deus nos dê a graça de imitar as suas virtudes”.
Depois de ouvir estas tão consoladoras promessas, só nos resta exclamar: Oh! Mil vezes felizes dos que morrem no Sagrado Coração! Beati mortui qui in Domino moriuntur!